Saturday 24 February 2018

Lorvão

Depois do último passeio, não foi difícil de se arranjar mais uma voltinha e companhia para a fazer. Após delinear o percurso, lá nos encontramos novamente na Repsol da segunda circular por volta das 7h30. Arrancamos pela A1, passámos para a A23 e depois para a A13 onde saímos em direcção à barragem de Castelo de Bode,

Já que estávamos por ali aproveitamos para ir até lá mais a baixo para ver a barragem de um outro ângulo,

Apesar desta paragem, o objectivo desta volta não era a barragem mas sim a estrada que se seguiu, a N358 que decidi voltar a fazer depois de ter lá passado uma vez quando fui à Guarda. E no final, quando chegámos à N2, o veredicto era de que tinha valido a pena, que boa estrada.

Seguimos assim pela N2 durante meia dúzia de quilómetros até que fizemos um desvio para subir ao Centro Geodésico de Portugal. Local que já tinha em mente à uns tempos,

As vistas lá de cima são 5*,

Voltámos à N2, e fizemos mais uns quilómetros por uma paisagem que se encontrava maioritariamente queimada...
Fizemos um desvio para ir até ás Fragas de São Simão mas depois acabamos por não descer,

Voltámos à estrada e como já era horas, parámos para almoçar algures antes de Coimbra,

(Foto by Vitor Pires)

Depois de almoço seguimos até Penacova pela excelente N110 mas como havia um incêndio na zona, tivemos de fazer o percurso ao contrário,

Paragem para rever o percurso em Caneiro,

Mas depois de pedirmos umas indicações lá chegámos a Lorvão, via Roxo, por umas estradas espectaculares (sim, outra vez) para fazer uma visita ao Mosteiro de Santa Maria de Lorvão,

E como nos foi recomendava a doçaria regional, lá fizemos o sacrifício de provar,

Pequena paragem para ver não sei o quê,

E lá em cima, os moinhos,

Moinhos de Gavinhos,

Lá ao fundo, Penacova,

Monumento ao Imaculado Coração de Maria,

Depois da visita aos moinhos, descemos pela M535 até Penacova,

Miradouro de Penacova,

E seguimos depois até Palácio do Buçaco com uma boa sessão de curvas pelo caminho e com entrada gratuita porque não havia ninguém na portaria,

Convento de Santa Cruz do Buçaco,

Turistas,

Após meia dúzia de voltas ao jardim, resolvemos subir até à Cruz Alta na esperança de ainda lá chegar de dia mas a visibilidade já era pouca,

(Foto by Vitor Pires)

Fica a promessa de voltar um dia mas com mais sol.

Decidimos depois ir jantar à Mealhada onde chegámos já eram 22h e foi por pouco que ainda conseguimos jantar...
Após jantar e descansar um pouco, seguimos viagem até casa pela A1.

Cheguei tarde e cansado mas valeu a pena! Grandes vistas, grandes estradas e um dia muito bem passado.

O percurso que fizemos foi mais ou menos este,